sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

As responsabilidades de um juiz.


Como em todo esporte, os juízes de montarias em touros também possuem um papel fundamental nesta modalidade. Através dos seus conhecimentos, eles não atuam apenas durantes os 8 segundos, sua função vai além desses segundos.

Muitos não sabem, mas são os juízes os responsáveis pela aprovação da preparação do solo da arena e dos bretes para que não prejudiquem os competidores e os touros, eles fiscalizam os objetos utilizados pelos atletas, podem declarar um touro como inapropriado para o esporte, entre outras funções.

A principal responsabilidade de seu cargo é a de definir, através da avaliação tanto do competidor quanto do touro, quem será o competidor campeão, o melhor touro e a melhor boiada do evento. Qualquer erro nessas avaliações poderá prejudicar não apenas um, mas sim vários competidores e tropeiros.

Esses profissionais também são os responsáveis pelo andamento das montarias. Caso um competidor ou tropeiro estejam infringindo as regras e prejudicando o andamento do evento, os juízes têm o dever de puni-los e até de desclassificá-los. Grande parte dos juízes da PBR possui um enorme conhecimento deste esporte, pois já estiveram do outro lado da moeda, alguns já foram grandes competidores.

Por ser uma profissão que julga a habilidade de outras pessoas, muitas vezes o competidor não aceita sua nota. É por isso que na PBR Brasil, para evitar conflitos durante as montarias, há uma regra que proíbe o competidor de reclamar com os juízes sobre sua performance.

Para julgar qualquer etapa da PBR, é necessário que esse juiz tenha participado do Seminário de Regras da PBR e também seja um dos juízes votados pelos competidores do Top 40. Os juízes mais votados são os profissionais que irão participar das principais etapas. Dentre os mais votados estão: Paulo Crimber, competidor e juiz oficial da final mundial da PBR; Leandro Mattos finalista mundial; Adriano Brosco, entre outros.

No dia 22 de fevereiro, em São José do Rio Preto-SP, será realizado o III Seminário de Regras da PBR Brasil, onde também serão incluídas as regras da ABBI. O intuito do Seminário é abordar vários temas voltados às montarias em touros para que os participantes aprendam ou aperfeiçoem suas técnicas de julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário