quarta-feira, 10 de março de 2010

Touro Praierio em tratamento.

Há aproximadamente um mês, o touro Praieiro da Companhia 3B está sob tratamento no Hospital Veterinário “Dr. Halim Atique” do Centro Universitário de Rio Preto.

Praieiro foi encaminhado ao hospital para coletar sêmen e ser examinado, afinal, apresentava uma claudicação no membro torácico esquerdo. Foram feitos exames físico e radiográfico, foi constatada uma alteração denominada sola dupla e uma infecção ascendente da linha branca, ambas consideradas afecções podais.

As afecções podais são de origem multifatorial, com ocorrência, na maioria das vezes, relacionada a inúmeros fatores ao mesmo tempo, sendo que, as causas básicas são: problemas relacionados à nutrição; causas infecciosas provocadas por bactérias e outros microorganismos e problemas relacionados com excesso de umidade e abrasão do ambiente.

A doença da linha branca se caracteriza pela separação da sola e a muralha (parede da borda da sola), devido ao amolecimento da linha branca. Esta ruptura acaba se tornando uma porta de entrada para corpos estranhos e infecções bacterianas, consequentemente levando a formação de abscessos subsolares e nos casos mais graves abscessos articulares. A sola dupla, geralmente, ocorre quando já existem lesões no casco ou quando o animal é submetido a uma alimentação de alta qualidade após um longo período de restrição de concentrado.


O tratamento do touro Praieiro baseou-se no debridamento do tecido desvitalizado, para promover a limpeza da ferida e deixar o local em condições adequadas para uma boa cicatrização, além de reduzir o conteúdo bacteriano. Para retirar a secreção presente na ferida, foi necessário fazer uma drenagem, em seguida foi feito um curativo onde administraram o ácido de rícino, que tem ação bactericida.


Para proteger a região afetada e evitar que qualquer sujidade entrasse na ferida, o curativo foi fechado completamente, formando-se assim uma “bota” de proteção impermeável. Além de receber uma suplementação de Biotina, vitamina que estimula o crescimento e melhora a qualidade dos cascos, também foi necessário realizar a antibioticoterapia sistêmica, com a Tilosina, que é um antibiótico de amplo espectro muito utilizado nas infecções podais.


Provavelmente, Praierio receberá alta em breve, já que está respondendo satisfatoriamente ao tratamento e com certeza retornará a brilhar nas arenas da PBR.

Por Patrícia Benassi Fagundes
Supervisionado por Marcos Almeida Prado (Kiko).

Nenhum comentário:

Postar um comentário