A qualidade da futura geração dos touros de pulo foi testada no último sábado, em Indiaporã, nos primeiros eventos da ABBI Brazil. No total, 68 animais participaram do evento realizado na fazenda do membro criador da ABBI Brazil João Washington Scatolin. Na disputa pelo título de campeão do evento Futurity participaram 26 animais com até dois anos. Na disputa pelo evento Classic participaram 42 animais com idades entre três e quatro anos.
O grande campeão do Evento Futurity foi Anti-Doping, de propriedade de Juliano Pastorelli da cidade de Potirendaba (SP). Em segundo lugar ficou o tourinho Mascarado, do criador Zaqueu Jerônimo da cidade de Mesópolis (SP) e Turbulência, de propriedade Washington Scatolin, ficou com a terceira posição.
No evento Classic o touro Vuk-Vuk foi o campeão. O animal é da Cia Marca Onça de propriedade do criador Neto da cidade de Caldas Novas (GO). Na segunda posição, houve empate entre os animais Rio Nascente, de propriedade da Genética T4, e Discípulo, do criador Carlos Eduardo Padilha de Bauru (SP).
“A estreia da temporada 2011 da ABBI foi um grande sucesso. Conseguimos um número grande de animais participantes e um ótimo público que foi conferir a qualidade dos futuros animais de montaria”, afirma Adriano Moraes, presidente da ABBI Brazil.
Para participar da categoria Classic, os animais precisam ter nascido em 2007 e 2008. Na Futurity são avaliados os touros nascidos em 2009. Todos os animais precisam ser registrados na ABBI Brazil.
“A empresa trabalha para manter as linhagens de touros de pulo no Brasil. Muitos criadores, a exemplo do que acontece nos Estados Unidos, estão criando sua própria genética para ter uma boiada com características de excelentes touros de pulo, esse é o objetivo principal da ABBI”, afirma Adriano Moraes, presidente da ABBI Brazil.
Avaliação
Para que possam ser avaliados pelos juízes e secretários da ABBI Brazil, os tourinhos da categoria Classic vão para a arena com o atleta em seu lombo. Os animais são julgados ao longo de oito segundos em cinco categorias: pulo, coice, giro, intensidade e grau de dificuldade. A avaliação é feita independentemente de o atleta parar ou não em cima do animal.
Os juízes dão notas de zero a cinco em cada categoria, totalizando no máximo 25 pontos por juiz. O animal que tiver maior pontuação vence e é certificado como o melhor tourinho Classic da ABBI Brazil nesta primeira etapa.
Na categoria Futurity, os tourinhos nascidos em 2009 pulam por quatro segundos com um dummy (boneco controlado remotamente que pesa 11 quilos para simular a presença de um peão) em seu lombo. Os animais também são julgados nas cinco categorias.
Apesar de acontecer em uma fazenda, o evento tem a chancela da ABBI Brazil. A idade dos animais também é checada por um veterinário. Os animais podem ser excluídos da competição se estiverem em desacordo com as regras.
Confira o resultado completo dos primeiros eventos da ABBI Brazil 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário